A minha pesquisa foi quantitativa e tamb m qualitativa
Conforme escala da tabela geral de TDAH - versão professores, utilizamos as siglas: DA para Déficit de atenção; H I para Hiperatividade e Impulsividade; PA para Problemas de Aprendizagem e CS para Comportamento Antissocial. O resultado foi o seguinte:
Conforme a figura 1, a aluna Ana apresentou déficit de atenção com um percentil de 75, isto quer dizer que ela está na média ou dentro da expectativa. No que diz respeito a hiperatividade/impulsividade o resultado foi de 95 percentil. Neste caso, há maior probabilidades da aluna apresentar o transtorno. Quanto a problemas de aprendizagem a aluna não apresenta dificuldades. Em se tratando do comportamento anti-social, ela está dentro da média.
PERCENTIL CLASSIFICAÇÃO Até 25 Abaixo da expectativa – apresenta menos problemas que a maioria das crianças. 26 a 75 Média e/ou Dentro da expectativa. 76 a 94 Acima da expectativa – apresenta mais problemas que a maioria das crianças. 76 a 94 Região onde há maior probabilidade de apresentar o transtorno.
PERCENTIL
CLASSIFICAÇÃO
Até 25
Abaixo da expectativa – apresenta menos problemas que a maioria das crianças.
26 a 75
76 a 94
Média e/ou Dentro da expectativa.
Acima da expectativa – apresenta mais problemas que a maioria das crianças.
95
Região onde há maior probabilidade de apresentar o transtorno
Figura
ANA
DA
HI
PA
CS
Soma
Percentil
No caso de Ruth, conforme (Figura 2), o percentil de déficit de atenção obteve um resultado de 90, portanto ela pode apresentar mais problemas que a maioria das crianças. No que tange a hiperatividade/impulsividade alcançou um percentil de 90. Com esse resultado essa aluna também pode apresentar mais problemas que as outras crianças. Ela apresenta dificuldades em relação à aprendizagem. Quanto ao comportamento parece não apresentar problemas com os colegas e a professora.
A aluna Deisi, conforme (Figura 3), obteve um percentil de 95 na área de déficit de atenção. Esse dado indica que essa criança apresenta um