A mentira
Todas as crianças mentem????
“A mentira aparece como o ato de alterar cientificamente a verdade; trata-se de afirmações contendo uma asserção contrária à verdade”.
A partir dos 2 anos
A mentira começa junto com a possibilidade de organizar pensamentos, por isso, a partir do segundo ano de vida, a criança já usa a imaginação com esse fim, o que pode ser confundido com fantasia. “A mentira é denominada assim por adultos, mas crianças nessa idade usam a narrativa inventada muitas vezes sem saber que aquilo não corresponde à realidade. A partir dos 6 anos a criança já tem o pensamento mais estruturado. É a idade em que começa a alfabetização, a compreensão de símbolos e códigos socialmente aceitáveis. Ela já começa a ter boa noção de certo e errado e, muitas vezes, recorre à mentira para escapar de uma punição que considera mais severa. É a fase em que ela também começa a desenvolver certa malandragem e malícia.
A partir dos 10 anos
Nessa fase as habilidades sociais das crianças estão mais avançadas. Aliado a isso, as relações com os amigos começam a mudar e a despertar interesses diferentes. Surgem as necessidades de sociabilidade, popularidade, autoafirmação. A combinação desses fatores resulta em ações da criança para conseguir o que quer, recorrendo muitas vezes, à mentira como um dos artifícios.
Tipos de mentiras...
“ No plano clínico, é clássico distinguir na criança três tipos de mentira: a mentira utilitária, a mentira compensatória e a mitomania”. Mentira utilitária
A mentira utilitária é aquela usada para garantir alguma vantagem ou proveito ou ainda para evitar um desagrado: mudar notas do boletim em troca de algum presente prometido, dizer que ganhou o jogo quando perdeu, ocultar suas saídas com amigos indesejáveis e outras.
Mentira compensatória
Se caracteriza pela ausência de ganho concreto, real. Traduz a busca de uma imagem que a criança vê como inacessível e desejável ou perdida. Cria para si uma família rica, famosa; fala