A Megera Domada - Resenha
A peça dentro da história se inicia com Lucêncio entrando em uma rua de Pádua com seu criado, Trânio. Lucêncio ouve Hortênsio e Grêmio discutindo suas afeições pela mais jovem das filhas do nobre Batista de Pádua. Ao ver Bianca, a jovem filha, ele também acaba se apaixonando. Mas há um problema que impede os cavalheiros de ao menos tentarem conquistar a moça Bianca, por ordem do pai, ela só poderá se casar depois de sua irmã mais velha, Catarina, se casar. Todos os homens não têm boa impressão de Catarina que, por ter um gênio fortíssimo, é tratada por "diabo", "filha do capeta", "demônia", "maldita", entre outros, por esse fato, todos acham que a tarefa de encontrar alguém que queira casar com ela é um tanto quanto impossível.
Embora haja todo esse impedimento, tanto Lucêncio quanto Hortênsio traçam planos para a conquista do coração de Bianca, Lucêncio troca de roupa com Trânio e se passa por um professor chamado Câmbio, de forma que possa viver na casa de Batista e se aproximar da moça, Trânio finge ser Lucêncio para tentar conquistar a estima de Batista e Hortênsio executa um plano que o permitirá viver na casa de Batista como um professor chamado Lítio.
Petruchio de Verona chega a Pádua para visitar seu amigo, Hortênsio, e também para buscar uma nova vida e uma esposa. Hortênsio fala a Petruchio sobre Catarina, a megera com um grande dote, e o convence de casar com ela. Petruchio se apresenta a Batista como um pretendente a Catarina e