A MEDICINA ORTOPÉDICA DE CYRIAX
968 palavras
4 páginas
A MEDICINA ORTOPÉDICA DE CYRIAXINTRODUÇÃO
Com o termo ¨Medicina Ortopédica de Cyriax¨ entende-se como método de diagnostico e tratamento de patologias do aparelho osteoarticular introduzido pelo medico ortopedista inglês James Cyriax. No ano de 1929, o Dr. James Cyriax era um jovem cirurgião ortopédico. Ele observou que para maior parte das patologias ósseas, necessitava de um diagnostico preciso e de tratamento especifico. Após a observação, Cyriax procurou aplicar a lógica ao processo de raciocínio clinico e ao tratamento conseqüente. Dessa maneira ele fundamentou o seu trabalho em três princípios:
1. Toda dor surge de uma lesão.
2. Todo tratamento deve atingir a lesão.
3. Todo tratamento deve provocar um efeito benéfico sobre a lesão.
Entre os anos 30 e 50, Cyriax estudou a fundo as patologias ortopédicas não-cirúrgicas. O tratamento baseia em manipulações, massagem transversa profunda e infiltrações.
EXAME CLÍNICO
O exame clinico esta baseado na anamnese, na inspeção, no exame físico e na palpação. A anamnese é de importância primaria para se obter um diagnostico correto.
No exame físico, Cyriax introduz conceitos totalmente novos:
1. A tensão seletiva.
2. O esquema capsular e não-capsular.
3. A sensação, ao final do arco de movimento.
Tensão seletiva
O termo de tensão seletiva entende se que na execução de um teste, é necessário solicitar seletivamente uma única estrutura anatômica.
A tensão seletiva será aplicada de maneiras diferentes, de acordo com o tipo de estrutura que queremos testar.
1. Tecidos contráteis. Esse termo refere-se aos tecidos que se contraem (músculos) ou que sofrem tensão mecânica gerada pelo músculo (corpo do tendão, junção tenomuscular e tenoperióstea).
2. Estruturas inertes. As estruturas inertes são as que não são submetidas a tensão durante uma contração muscular e, assim, devem ser testadas com movimentos passivos.
Esquema capsular e não-capsular
Por esquema capsular entende-se o comportamento de uma articulação quando ela