A MAÇONARIA NO BRASIL
Yolando Theodoro de Oliveira A.’.M.’.
Washington Lodge- 243
A MAÇONARIA NO BRASIL
A maçonaria é a mais antiga, e a maior organização fraternal do planeta, quando e como começou não se sabe com precisão, porém há estudos onde afirmam que a maçonaria originou se na idade média com outras sociedades conhecidas como guildas (Associação de pessoas com um interesse comum). Formavam-se, assim, as guildas de caridade, religiosas, e de fins sociais. as mais importantes eram as constituídas por associações de mercadores e de artesãos. Outros autores evidenciam que a maçonaria em seus primórdios foi influenciada pela Ordem dos Cavaleiros Templários, formada por um grupo de monges, cristãos e guerreiros instituído em 1118, com o objetivo principal de proteger e ajudar os peregrinos em suas viagens à Terra Santa.
No Brasil, a maçonaria foi instituída em 1797 com loja Cavaleiro da Luz, na povoação da Barra, em Salvador na Bahia, e ainda com a Loja União, em 1800, sucedida pela Loja Reunião em 1802, no Rio de Janeiro, só em 1822, quando a campanha pela independência do Brasil se tornava mais intensa, é que se instituiria sua primeira Obediência, com Jurisdição nacional, com a incumbência de levar a cabo o processo de emancipação política do país.
Instituído em 17 de junho de 1822, formado pelas Lojas do Rio de Janeiro - a Comercio e Artes na Idade do Ouro, a União e Tranquilidade e a Esperança de Niterói, o Grande Oriente Brasileiro formou primordialmente com os mandatários, José Bonifácio de Andrada e Silva, ministro do Reino e de Estrangeiros e Joaquim Gonçalves Ledo, Primeiro Vigilante. No mês de outubro do mesmo ano, posterior à declaração de independência de 7 de setembro, José Bonifácio foi substituído pelo príncipe regente e, em seguida o Imperador D. Pedro I (Irmão Guatimozim), como principal líder dos maçons suspendeu os trabalhos do Grande Oriente em 25 de outubro de 1822, por conta da grande