A ludicidade e pratica docente na eduação infantil
Identificação
Nome: Claudinéa dos Santos
RU: 771777
1 TEMA
A ludicidade e a prática docente na educação infantil.
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
O uso do lúdico como fator favorável à prática docente na educação infantil.
2 PROBLEMATIZAÇÃO
Como o lúdico pode favorecer a prática na educação infantil?
3 JUSTIFICATIVA
A pesquisa realizada é de grande importância ao longo da formação e construção do conhecimento, pois esta tem como finalidade trabalhar a relevância da ludicidade inserida na prática docente na educação infantil. A atividade lúdica proporciona à criança interagir consigo e com o grupo, pois esta faz parte do universo infantil, e é usada como linguagem, forma de comunicação. Sendo assim, através da ludicidade surge o estímulo para realização de novas descobertas e aprendizagem. Portanto, o educador é a peça principal nas brincadeiras sendo ele o mediador na construção do desenvolvimento das atividades que são propostas e realizadas no espaço educacional.
Desta forma esta pesquisa se justifica na medida em surge a necessidade de analisar, sobre o quanto a prática docente pode se aprimorar quando utiliza- se de ferramentas e da ludicidade. Entendendo que é ganho para ambas as partes.
4 OBJETIVO GERAL
Analisar como o uso do lúdico pode favorecer a prática docente, bem como identificar a importância da brincadeira no universo infantil.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer o histórico da ludicidade e a sua relação com a prática docente na área da educação infantil.
Verificar como os docentes da educação infantil compreendem a ludicidade no âmbito da prática pedagógica.
Analisar como a ludicidade é utilizada na prática do docente que atua em classes de educação infantil.
5 FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA.
O lúdico tem sido um tema de grande relevância, além de está muito presente no cotidiano e no contexto escolar. “A palavra lúdico vem do latim ludus e significa brincar. Neste