A LOCALIZAÇÃO ABSOLUTA
Num espaço tão vasto como o oceano e sem pontos de referência, teríamos muita sorte se encontrássemos alguém que estivesse perdido.
Para isso ser possível, sem dúvida que vai ser necessário utilizar um sistema de coordenadas, isto é, uma quadrícula que divida a superfície da Terra de forma regular – Uma Rede Cartográfica.
Quando uma linha vertical intercepta uma linha horizontal, esse ponto passa a ter um nome próprio, uma referência única – é a sua localização absoluta, dentro de uma rede cartográfica.
AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS
A LATITUDE – Os círculos paralelos ao Equador são os paralelos de latitude. São usados para calcular a latitude de um lugar, ou seja, o seu afastamento em relação ao Equador, que pode ser Norte (N) ou Sul (S).
A LONGITUDE – As linhas verticais que unem o Pólo Norte ao Pólo Sul, chamam-se semimeridianos. São elas que medem a longitude de um lugar, ou seja, o seu afastamento em relação ao Semimeridiano de Greenwich., que pode ser Este (E) ou Oeste (O ou W).
Agora já consegues perceber, que sobrepondo os paralelos de latitude (N-S) aos semimeridianos de longitude (O-E), formas uma Rede Cartográfica, que funciona como um Sistema de Coordenadas.
A localização absoluta é utilizada para sabermos exactamente onde se situa um lugar. Baseia-se em coordenadas geográficas - latitude e longitude. Para conhecermos essas coordenadas, necessitamos de conhecer as principais linhas imaginárias em que se baseiam.
À direita está um excerto da apresentação em Powerpoint visualizada nas aulas, com o Eixo Terrestre, o Equador, os paralelos e os meridianos.
Eixo da Terra
Linha recta imaginária que atravessa o centro da Terra unindo os pólos, sobre a qual a Terra executa o seu movimento de rotação. Círculos Máximos
Círculos que dividem a Terra em partes iguais. Alguns destes círculos máximo são muito importantes (equador e os Meridianos)
Hemisfério
é a metade da Terra, quando esta é dividida por um