A lingua inglesa no brasil e no mundo
Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva
Universidade Federal de Minas Gerais
O inglês no mundo (p. 9 a p.15)
Encontra-se atualmente doze países que possuem como língua nativa o inglês, outros onze como sua única língua oficial, e quatorze como sua segunda língua, ainda existe oito países que a língua inglesa mesmo não sendo sua língua oficial, possui algum status oficial. Tirando a Etiópia por ter sido colonizada por italianos, são no total 33 países que praticam a língua inglesa. (Conrad e Fishman, 1977) segundo eles, se pode concluir que “todos os países que usam a língua inglesa para algum propósito oficial estão ou estiveram submetidos à hegemonia política ou econômica de potencias falantes do inglês”.
Outro dado relevante, seria o numero de falantes da língua inglesa, Kachru (1983:20) os que usam como língua estrangeira e segunda língua e de 300 a 400 milhões e de nativos quase 300, no geral são 700 milhões de falantes em todo o mundo.
No Camboja, onde a proibição do ensino de “línguas capitalistas” permaneceu por vários anos, estudar inglês virou moda. Schanberg (1989) diz “o inglês não é ensinado nas escolas publicas, mas milhares de jovens freqüentam escolas particulares para aprender sua nova segunda língua”. Já na opinião de Greenbaum (1985:2), esse fenômeno não ocorria somente nos países de terceiro mundo, a língua inglesa é a principal língua estrangeira estudava em países do primeiro mundo.
Segundo Promodou (1988), “o ensino do inglês na Grécia é visto como uma possibilidade de conscientização do individuo, de ação se conseqüente transformação social”.
A expansão da língua inglesa pode se afirmar pelo grande número de jornais que vieram a ganhar de forma exclusiva ou bilíngüe edições no inglês. Um dos agentes da divulgação da língua inglesa, sem duvida, e a educação escolar.
A Língua Inglesa no Brasil (p.15 a p.27)
No Brasil,