A letra da música
A letra da música foi escrita em 3ª pessoa, o seja, um narrador onisciente e objetivo quanto aos fatos passados – não é influenciado pelas próprias emoções, até porque ele mesmo não faz parte da narração.
O título da música é uma referência ao livro “Admirável mundo novo” do escritor Audous Huxley. Neste best-seller o escritor defende a ideia de que a sociedade do futuro satisfizera valores como a família, religião, privacidade e amor. Logo, também serão especialmente controlados pelo Estado a cultura, o lazer, o trabalho e as relações sociais do cidadão.
Isso mostra uma sociedade estruturada, de forma rígida e de maneira opressora, que acaba tornando a vida de seus cidadãos com a própria “vida de gado”, repleta de limitações, seguindo marcados no pasto, que no final só lhe restarão uma única coisa, esperar a morte ao caminho do matadouro. Já o povo segue na sociedade marcada pelo CPF para os “caixas”, que paga impostos mas diverte-se no carnaval e no futebol.… Encontrando no fim suas vidas vazias e estressantes…
“Vocês que fazem parte dessa massa que passa nos projetos do futuro”.
O Estado quer manter uma ordem prescrita na sociedade, trabalhando para que no futuro possa inverter este quadro de infelicidade do povo e tornar a vida desses indivíduos melhor. Fazem promessas que nunca são cumpridas. E a população fica esperando que dias melhores virão, e esses nunca chegam.
Agora, não se pode deixar de anotar entre os versos os traços da teoria marxista:
“É duro tanto ter que caminhar e dar muito mais do que receber”
Faz-se referência à mais-valia, aonde o operário produz 1000 peças para o chefe, mas o salário recebido é o suficiente para comprar apenas 100 peças, por exemplo. Marca essa da opressão.
”E ter que demonstrar sua coragem à margem do que possa parecer”
Nesse verso é tratado da alienação do operário, colocado em um mundo onde os ideais de valores são os seus maiores bens (honra, obediência, compromisso)... E esse