a invenção da poltica na roma antiga
Política vem da palavra grega polis, que significa cidade. Para os gregos, a finalidade da vida política era a justiça na comunidade.
A idéia de justiça se refere a uma ordem que regula, julga e pune as ações dos seres humanos. A justiça é a lei e a ordem do mundo. Então podemos perceber que a política é, também, a arte de governar, de administrar os destinos da cidade.
A política foi inventada pelos gregos e os romanos, na tentativa de organizar melhor a propriedade das terras dos homens, a urbanização da cidade e a sua divisão territorial. De alguma maneira os gregos e os romanos procuraram definir certos traços específicos que caracterizavam a invenção da política:
• Separaram autoridade pessoal do chefe de família e o poder impessoal publico (a coletividade)
• Separaram autoridade militar e poder civil, subordinando a primeira ao segundo;
• Separaram a autoridade religiosa do poder dos leigos;
• Criaram a idéia e a lei como expressão da vontade coletiva e pública (direitos e deveres dos cidadãos);
• Criaram instituições e funções públicas (taxas, impostos e tributos);
• Criaram o espaço político público (Assembléia Grega e Senado Romano).
Percebemos, então, que a política envolve a vida em sociedade, o modo como os seres humanos vivem juntos e dividem um determinado espaço, um determinado tempo, as riquezas que a sociedade produz, a cultura que dá uma característica para cada comunidade de que fazemos parte. Desenvolve-se um estudo interdisciplinar visando elucidar as condições que permitiram, em alguna momentos da trajetória de nossa espécie, o surgimento, florescimento e supreção de relações que podem ser consideradas políticas. Cada época formula, a partir de suas concepções antropológicas, o que considera possibilidade e limites humanos para a ação política. Para demonstrar esta hipótese, a tese examina a evolução das concepções de natureza e/ou condição.
A pesquisa pode discutir quatro momentos-chave na história das