A Internet Das Coisas Ou Internet Of Things
Assim, com o mundo cada vez mais interconectado, não apenas as pessoas se comunicam, mas “cada vez mais os objetos estão ‘falando’ uns com os outros”, segundo destaca relatório da IBM . Ou seja, a Internet das Coisas é a conexão de todas as máquinas, dispositivos, sensores, automóveis, câmeras e outras “coisas” que buscam otimizar a vida das pessoas e organizações, “além de melhorar operações do dia a dia e a economizar tempo, dinheiro e até mesmo vidas”, conforme lembra pesquisa sobre o tema produzido pelaCisco .
E essa ampliação da conectividade é particularmente útil para uma série de atividades rotineiras. Os objetos que estiverem em rede conseguirão fornecer dados para sistemas integrados e controlar uma série de atividades: “desde de acender a lâmpada da casa, à acionar a dispensa da comida do cachorro”, segundo exemplifica o professor de engenharia de software da Universidade Federal de Pernambuco, Silvio Meira .
A “Internet das Coisas” se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. Cada vez mais surgem eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas e maçanetas conectadas à Internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones.
‘Internet das coisas’: 70% dos aparelhos estão sujeitos a ataques, diz HP
A Genius Smart Lock é uma fechadura integrada com smartphones (Foto: Reprodução/ Genius Smart Lock)
A ideia é que, cada vez mais, o mundo físico e o digital se tornem um