A Informa O Como Mito
Texto: “A Informação como Mito”, de Langdon Winner
Rodrigo Gonzatto
Interação pelo Design
Texto: “A Informação como
Mito”, de Langdon Winner
Um artigo que gosto muito, A Informação como Mito de
Langdon Winner, que estava disponível neste domínio, pelo jeito saiu do ar. Não encontrei ele em outro lugar na internet, então fiz uma busca rápida no WayBackMachine do site Internet Archive (site que mantém um histórico da internet desde 1996), e o reencontrei uma versão do artigo de 30 de julho de 2010. Para torná-lo mais acessível novamente, vou copiar e colar ele aqui abaixo.
A tradução do artigo é de Paola Manica, Angelita Kasper e Luciana.
16 set ’12
By: gonzatto
Filed under Sem categoria?.
Bookmark the permalink.
Leave a comment
A Informação como Mito
Langdon Winner
O poder dos computadores é essencial para a realização de um futuro em que a maioria cidadãos se informará, estará interessada e envolvida no processo de governar. J.C.R. Licklider
Na Europa do século XIX um recorrente gesto cerimonial assinalava o progresso das insurreições populares. No momento em que parecia que estas forças de erupção nas ruas eram suficientemente poderosas para derrubar a monarquia autoritária, um proeminente líder rebelde iria ao parlamento ou à prefeitura para “proclamar a república”. Isso era uma indicação, para amigos e inimigos, de que a revolução estava preparada para levar seu trabalho a sério, para tomar o poder e começar um governo que garantisse a representação política a todas as pessoas. Os eventos subseqüentes, naturalmente, nem sempre combinavam com essas grandes esperanças; às vezes os revolucionários eram impedidos em suas ambições e os governos reacionários recuperavam o controle. Apesar de tudo, que momento glorioso quando a república era declarada! Então, mesmo que por um instante, havia a promessa de uma nova ordem – uma era de igualdade, justiça e emancipação da humanidade.
Um gesto similar se tornou um aspecto padrão nos textos contemporâneos