A INFORM TICA EDUCATIVA
O computador está cada vez mais presente em nosso cotidiano, e, principalmente, ganha destaque por parte dos adolescentes. Pode-se dizer que os jovens da atualidade têm mais contato com a tecnologia, desconsiderando que eles ‘nasceram’ junto com a popularização deste recurso. Muitos deles, juntamente com a as primeiras palavras, deram seus primeiros toques nos teclados.
Dessa forma, a informática está presente em todos os lugares possíveis e imagináveis, principalmente na vida desses adolescentes. Isto pode ser evidenciado através do uso de MSN, e-mail, Orkut, fotoblog, blog, entre outros. Enfim, meios que fazem que eles se comuniquem e criem uma linguagem, por muitas vezes, própria neste ambiente virtual.
Assim, um número grande de jovens passa boa parte do tempo diante do computador do que frequentando a escola. Diante disso, é mais que imperativo que se faça um vinculo deste recurso com a realidade escolar, independente do sistema de ensino, incentivando o uso adequado desta ferramenta, e, ao mesmo tempo, iniciando também outros alunos que não tiveram acesso anteriormente.
É preciso ensinar aos adolescentes a fazer uso do computador de maneira mais adequada ao seu aprendizado. “Não é exagero dizer que os novos recursos tecnológicos têm o papel ativo e construtivo da própria morfogênese do conhecimento no que se refere ás suas formas de criação, expressão e comunicação.”
Além disso, torna-se importante salientar que os computadores possibilitaram a aprendizagem através da intenção, desde que estejam intrigados no currículo escolar.
Conforme Tiffin e Ragasingham (1995) a presença massiva dos computadores no cotidiano dos alunos introduz um novo problema, que não reside na utilização desta tecnologia na educação, mas sim na construção na educação com a presença do computador. Contudo, pensar em computadores na educação, não significa somente pensar na máquina, más principalmente em novos processos e estratégias educacionais. A motivação