A Influência que a publicidade exerce sobre o uso do cigarro em adolescentes
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar a influência da propaganda sobre o uso do cigarro em adolescentes, o método de persuasão e o contexto histórico. O método utilizado foi a análise interpretativa com procedimento de pesquisa bibliográfica, tendo como principais referências teóricas as obras Tudo Sobre Publicidade, de Caroline Marshall, Obrigado por Não Fumar, de Sérgio Horonato dos Santos e Cigarros São Sublimes, de Richard Klein. Os objetivos específicos desta investigação são apresentar as noções gerais que caracterizam a publicidade tabagista ao longo dos anos, as leis de regulamentação da publicidade do tabaco e o método de persuasão utilizado pela publicidade para atrais novos consumidores (adolescentes). O presente trabalho encontra a sua justificativa na importância central que os adolescentes começam a fumar cigarros porque são influenciados pela publicidade estratégica utilizada pelas indústrias tabagistas. Como resultado desse trabalho, apontou-se que a publicidade não é a grande culpada pela influência dos jovens a fumar, porém é a única forma das empresas tabagistas de conquistar novos clientes.
Palavras-chave: Publicidade tabagista, cigarro, adolescentes, persuasão, influência
Introdução
O objetivo do presente trabalho é apresentar as formas que a publicidade usa para atrair jovens para o vício do cigarro, bem como apresentar as leis brasileiras sobre esse tipo de propaganda e como ela deve ser veiculada. Também será apresentado algumas leis e exemplos de outros países e como tais países abordam o tema, conforme a obra de Caroline Mashall em Tudo Sobre Publicidade, além de outras obras, como Obrigado por Não Fumar, de Sérgio Horonato dos Santos, Cigarros São Sublimes, de Richard Klein e outras obras de valor acadêmico.
As campanhas publicitárias desenvolvidas ao longo da história e as recentes estratégias utilizadas em promoção e embalagens de