A influência dos filósofos na administração
O objeto do presente estudo é a Influência que os filósofos tiveram na administração com o intuito de entender quais métodos resistem desde a antiguidade até os dias atuais e que ainda são utilizados diariamente pelo administrador e de aprimorar nossos conhecimentos sobre o assunto.
No primeiro capitulo abordamos a vida e a obra de alguns filósofos como: Sócrates, um dos principais pesadores da Grécia Antiga, Platão filósofo grego, discípulo de Sócrates que se preocupou com os problemas políticos da época, Aristóteles filósofo grego, discípulo de Platão, que descreveu três formas de governo, Francis Bacon que considerava que o conhecimento tinha o dever de servir o dar lhe poder sobre a natureza e René Descartes inventor dos métodos cartesianos.
No segundo capitulo abordamos as principais influências que esses filósofos deixaram e que ainda são utilizadas.
2 FILÓSOFOS QUE INFLUENCIARAM A ADMINISTRAÇÃO
2.1 SÓCRATES
Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 a.C. e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento de um outro importante filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana. Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano. Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos. Não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas idéias contrárias ao funcionamento da