INFLUENCIA DOS FILOSOFOS NA ADMINISTRAÇÃO
1º Platão > Nascido por volta de 428 a.C. - 347 a.C. Platão foi um jovem aristocrata, duas vezes coroado nos jogos atléticos nacionais (o apelido “Platão” tem origem em seus largos ombros), seus dons intelectuais e físicos pareciam reservar-lhe uma brilhante carreira política numa Atenas que, à época, atinge o seu apogeu. Foi um apologista e professor dos ensinamentos socráticos. Sua filosofia era abordada, principalmente, através da matemática, a ponto de ter escrito em sua porta a seguinte inscrição: “Não entre quem não conheça geometria.” Dedicou-se também aos estudos da lógica e da metafísica. Mas embora tenha dado ênfase aos estudos científicos, Platão e sua escola tiveram como objetivo primordial o ensino da ÉTICA. Sua filosofia buscava “em primeiro lugar, a conversão da alma; e em segundo lugar... o serviço da Humanidade”. Acreditava ser a conversão fruto de um aprendizado científico metódico e não uma mudança súbita.
Fonte:
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/platao-e-a-administracao/28733/ - 12:10
Obs.: Platão estuda a lógica da ética, e buscava coloca em sobre a formação da humanidade, conceituando como forma existencial, dessa forma criando uma visão mais ampla do que e necessário para a formação do individuo em conjunto com a sociedade (família, trabalho, escola, e etc.)
2º Aristóteles > Nasce em Estagira, 384 a. C. - Atenas, 322 a.C. discípulo de Platão, do qual bastante divergiu, deu enorme impulso à Filosofia principalmente à Cosmologia, Nosologia, Metafísica, Ciências Naturais, abrindo as perspectivas do conhecimento humano na sua época. Foi o criador da Lógica. No seu livro política, estuda a organização do Estado e distingue três formas de Administração pública: Monarquia, Aristocracia e democracia. Independentemente da presença persistente, mais ou menos subtil, do platonismo e do respectivo “idealismo” em Aristóteles, como aflorámos já,