A influência da mídia no esport
Só que a mídia interfere no esporte com a sua forma de consumo. A mídia tem um papel fundamental na visão do esporte transmitida na sociedade, cada vez mais o esporte vem-se tornando uma mercadoria e forma de consumo, explorando atletas bem-sucedidos em seus interesses econômicos, fazendo com que a sociedade seja induzida ao consumo, como exemplo: a (COCA-COLA) que patrocina os clubes para que as pessoas assistam os jogos e sejam induzida para tomar o refrigerante.
A “televisão” tem um poder tão grande que ela pode transformar o esporte em um espetáculo criando mitos, ídolos e heróis. Como exemplo “Ronaldo” que a “rede globo” colocou “ele” como um jogador muito bom, sem mesmo ele jogar bem. Assim também no “vôlei” alterou as regras no jogo diminuindo o tempo da partida e possibilitando a transmissão do jogo.Portanto, a mídia influencia no esporte de acordo com seus interesses econômicos e políticos, sempre com a intenção de aumentar a audiência e os seus lucros.
Uma das grandes reclamações que existem no mercado brasileiro é a influência que a Globo exerce sobre o esporte. Sem sombra de dúvida, a emissora hoje é um dos se não o principal ator do esporte no país. Mas o fato é que a força da televisão sobre o esporte é gigantesca. E em qualquer lugar.
Os investimentos das mídias no esporte representam a maior parte de suas receitas. A televisão é o meio de maior influência, tanto mercadológico, quanto financeiro nas equipes. Esta exposição gerada pela TV reflete em novos e melhores patrocínios para elas, que passam a planejar melhor sua temporada e auxilia no processo de crescimento da modalidade. Se falarmos de esportes como o basquete, vôlei, tênis e automobilismo, esta dependência aumenta.
Basquete: Desde a criação do Novo Basquete Brasil, através da LNB, voltou a ter boa relevância no cenário nacional. A Globo, visando este crescimento, adquiriu a cota de transmissão e passou a oferecer para parceiros. Eletrobrás e Caixa são