A influência da modernidade e pós-modernidade na engenharia de produção
A INFLUÊNCIA NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Taynara Frare
Prof. Vilmar Urbaneski
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Engenharia de Produção – Sociologia
04/06/2013.
RESUMO
As mentalidades necessárias a competição no mercado atual podem ser classificados em duas grandes vertentes: Custo x Função e Valor x Desejo, através de uma análise rápida conceituarei o pensamento e os objetivos de cada vertente, suas influências, fundamentos e possível resposta de mercado. Existem vários processos, porém citarei o processo modernista de conceito custo x benefício e o processo pós modernista Metanoia como base para análise.
Palavras Chave: Metanoia, Mercado consumidor, estratégias comerciais.
INTRODUÇÃO
Fundamentado na nova necessidade do mercado contemporâneo, surgiram estratégias e conceitos necessários à sobrevivência no mercado capitalista, muitos conceitos que outrora eram pilares em vendas hoje tornaram-se obsoletos (alguns ainda utilizados) foram substituídos ou adaptados por métodos de relacionamentos, empresa/cliente. Doravante serão classificados em funções dos pensamentos modernistas e pós-modernistas e suas influências.
EFEITO DA MODERNIDADE NA INDÚSTRIA E SEU COMPORTAMENTO
Devido ao aspecto materialista/científico da modernidade, os padrões que incluem caráter emocionais ou/e psicológico do indivíduo, não eram levados em conta por serem fatores variáveis de cada persona, com foco totalmente voltado a grande produção, ao desenvolvimento e lucro através de estatísticas.
...A fábrica generalizou-se enquanto sistema de produção, aparecendo, com sua implantação, novas formas de pensar (DECCA, 1991 p. 03).
Baseado na produção média de um funcionário, este número é acrescido de uma procentagem no qual futuramente se refletirá em forma de meta sobre o mesmo, forçando uma melhoria no custo por hora de cada funcionário. Numéricamente é o processo mais vantajoso