A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO UNIVERSO EMPRESARIAL
Atualmente, com a modernização de estilo e de linguagem na comunicação empresarial, todas as companhias tem o correio eletrônico como principal meio de comunicação interna e externa. Os documentos impressos, como memorandos e ofícios, e as ligações telefônicas, que caracterizavam as maneiras mais convencionais de comunicação das grandes e pequenas organizações perderam a força com o e-mail, que consegue corresponder por si só às expectativas de comunicação.
A facilidade de utilização do correio eletrônico fez com que este se popularizasse com agilidade. Essa nova ferramenta possibilitou tornar o processo de comunicação muito mais ágil e eficiente, facilitando-o também. Viabilizar a formalização de assuntos simples, antes tratados apenas por telefone, se tornou para as empresas uma nova forma de trabalhar. Afinal, hoje tudo pode ser registrado e o acesso aos registros é infinitamente simplificado.
O advento do e-mail ampliou nas empresas as maneiras com que estas poderiam procedimentar seus processos, inserindo o novo artifício como integrante fundamental em procedimentos. Desta forma, muitas tarefas executadas em tempos duradouros e de forma complexa puderam ser aprimoradas.
O correio eletrônico reforçou no mercado de trabalho a extrema importância de colaboradores que dominem com proficiência a Língua Portuguesa. Com a utilização do e-mail como ferramente indispensável de trabalho, veio a tona o quão deficiente é a formação profissional dos trabalhadores da atualidade no que concerne o conhecimento da Língua Portuguesa. Tratando-se mais especificamente da parte escrita, é possível constatar a dificuldade dos profissionais com a produção textual até mesmo na sua área de conhecimento técnico.
O foco da comunicação empresarial hoje é, indebativelmente, a utilização total da linguagem verbal escrita:
Nunca se escreveu quanto hoje em dia. O advento dos computadores, em vez de diminuir a relação dos homens com a palavra escrita, como se imaginava,