A influência da filosofia na psicologia
Simone de Abreu Quintella
RA: 56691323-03
A INVENÇÃO DO COMTEMPORÂNEO
Compreender o mundo comtemporâneo do ponto de vista histórico é uma tarefa bastante complicada. Nesse período que se inicia no século XIX e vem até os dias de hoje, o historiador se depara com um fluxo de acontecimentos muitos mais intensos do que qualquer outro momento da História. De fato, tem-se a nítida imprenssão que a história começa a ficar mais acelerada e a função sobre refletir sobre os acontecimentos acaba ficando bastante complexa.
O avanço da medicina e o aprimoramento das condições de vida estabeleceram o prolongamento da nossa expectativa de vida. Com isso, o numero de pessoas presentes no planeta se avolumou, e conseqüentemente, o desenvolvimento de ações históricas também sofreu um visível incremento. Isso sem levar em conta o avanço dos meios de comunicação que dinamizam a circulação de tais conhecimentos.
Com tantas transformações acontecendo, ficou cada vez mais nítido que a função do historiador não tem nada a ver com a elaboração de projeções para o futuro. A ciência histórica fica mais próxima de uma noção de que as formas de se ver o passado são atreladas aos valores do tempo presente.
Completamente distinto do que era antigamente, temos particularidades das quais nós só podemos desfrutar hoje, com conforto e agilidade.
Com todas novas invenções, seja ela da mais alta tecnologia, a natureza continua sempre sendo a mais poderosa do que todas as invenções humanas. O ser humano que criou a civilização, decidiu se juntar com os outros para melhor dominar a natureza. Mas não suporta o que ele mesmo criou.
Fontes:
02/09/2012 –12:26hs http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/ http://www.youtube.com/watch?v=GtCvtAdxNzU