A INFLU NCIA DE ESTILOS MUSICAIS
O aumento do investimento das empresas de varejo no planejamento e na instalação de ambientes favoráveis à compra aumentou também o interesse dos pesquisadores da área de psicologia cognitiva de compreender o comportamento do consumidor.
Em ambiente de lojas, os consumidores são expostos a muitos estímulos que podem afetar suas ações, decisões e satisfação com a experiência de compra. A música de fundo foi identificada como um dos mais influentes e mais facilmente manipuláveis estímulos ambientais.
Vários estudos têm sido realizados pra identificar a forma que a música afeta o comportamento do consumidor.
Diversos estudos comprovam que a música utilizada em um ambiente de loja pode afetar o comportamento, as preferências e o humor do consumidor, influenciando, também, a percepção de qualidade dos serviços oferecidos, bem como o processo de criação da imagem.
A música é parte da dimensão ambiental e sua utilização é um aspecto ainda pouco compreendido pelos pesquisadores em marketing experiencial. Quando o consumidor é exposto a um gênero musical que não lhe é muito familiar, a percepção de tempo é alterada, de modo que o tempo parece passar mais lentamente.
A música influencia o consumo por prazer (hedonista), o senso estético do consumidor o seu humor; o seu sentimento de nostalgia e auxilia na formação de atitudes.
As pessoas têm uma maior probabilidade de passar mais tempo e gastar mais dinheiro em um restaurante ou loja de varejo se considerar a música ambiente “adequada” para o local.
A música ambiente pode desviar a atenção do consumidor e interferir de maneira prejudicial no processo de compra, se ela for considerada desagradável.
OBJETIVO: investigar a influência da variação do estímulo sonoro sobre o consumidor (tempo que permanece na loja, possíveis diferenças de tempo permanecido na loja entre homens e mulheres, humor do consumidor durante a compra considerando os gêneros musicais e a