A influência da mídia no esporte
A mídia televisiva exerce muita influência sobre o esporte. Jornais, revistas, rádio e internet. De fato, o esporte é onipresente e ocupa espaços relevantes em todas elas. O futebol foi o assunto que mais apareceu, acima de quaisquer temas políticos, econômicos e culturais. Mídia e esporte têm, hoje, uma relação de interdependência extremamente forte. Entretanto, essa relação não é apenas de divulgação do esporte na mídia. A mídia também assume o papel de participar da determinação dos rumos do esporte (horários, regras, formas de disputa, etc.), de enfatizar certa compreensão de esporte, de defender ou atacar políticas públicas de esporte, enfim, mais do que apenas informar sobre o esporte, a mídia influencia o esporte. Se o esporte tem o apoio da comunicação de massa, ele tem divulgação e deixa de estar, nem que seja por pouco tempo no anonimato. O Brasil é considerado o país do futebol, podemos reparar que não passamos um dia sem constatar uma notícia de futebol na TV, já não podemos dizer o mesmo da patinação artística ou até mesmo da corrida, que só é lembrada em época de São Silvestre, maratona do rio e São Paulo, Volta da Pampulha, e só é lembrada nessa época devido a transmissão destas pela globo ou outra emissora. Portanto, a mídia influi até mesmo na parte financeira do esporte.
“Basta ligar a televisão e ´zapear´ um pouco com o controle remoto: o esporte está em toda a parte. Não apenas nos programas e noticiários especificamente esportivos, em que é produto espetacular, mas nos filmes, nos programas de auditório, de entrevistas, nos telejornais, nos desenhos animados, nas telenovelas e nos seriados. Nos anúncios publicitários, é invocado para vender sorvete, assinatura de jornal, remédio, automóvel, desodorante, serviços bancários, refrigerante” (BETTI, 1998).
Atualmente vem se falando muito em esportes (vôlei, futebol, tênis ou qualquer outra modalidade) e nos seus benefícios, dentre ele