atps organizaçaõ do ensino fundamental de 9 anos
10
O brincar na educação infantil
O brincar é, para a criança, uma forma de descobrir o mundo, desenvolver capacidades como atenção, criatividade e imaginação, organizar emoções e iniciar os primeiros relacionamentos no meio de convivência.
A brincadeira, atividade social que cruza diferentes tempos e lugares, aprendida com adulto ou criança mais velha, tem fundamental importância na construção do eu e das relações interpessoais da criança. Por sua função humanizadora e cultural configura-se de práticas, conhecimentos e artefatos construídos e acumulados pelos sujeitos, nos contextos históricos e sociais em que se inserem.
A criança aprende a brincar assim como aprende a comunicar-se e a expressar seus desejos e vontades. Na educação infantil é necessário que o brincar faça parte de um projeto educativo planejado, onde o professor seja participante e observador da brincadeira, o que também, lhe proporcionará um maior conhecimento de seus alunos, pois na brincadeira, a criança expressa sua realidade, as experiências do contexto em que vive, e a descoberta de novas possibilidades. O ato de brincar passa por etapas crescentes de complexidade. Primeiro, quando bem pequenina a criança brinca sozinha, mesmo que haja outros a sua volta. Um pouco mais tarde, brinca num mesmo contexto, porém age individualmente dentro da brincadeira e, por fim é capaz de dividir os brinquedos, pensar em conjunto uma brincadeira e executá-la, respeitando as combinações do grupo.
Cabe salientar que brincadeira é a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica. Já o brinquedo é o suporte da brincadeira. O jogo por sua vez, tem um caráter de livre escolha e controle interno, onde