a importância dos rios
Também contribui para essa fabulosa riqueza hidrográfica a presença da mais exuberante formação vegetal úmida do planeta, a Floresta Equatorial Amazônica, responsável pela manutenção de um clima constantemente úmido e chuvoso em cerca de metade do território brasileiro. Assim, a rede hidrográfica existente em nosso país se caracteriza como a maior, a mais diversificada e a mais rica de toda a superfície terrestre.
A importância da hidrografia brasileira no contexto planetário pode ser retratada no fato de que 2 das 10 maiores bacias, hidrográficas do globo têm grande parte da sua área localizada em terras brasileiras: a bacia Amazônica (a maior do mundo), que apresenta quase 60% dos seus 7 milhões de km2 de área total no Brasil - ou seja, cerca de 4 milhões de km2 - e a bacia Platina (a 4a do mundo), que tem 1,4 milhão de km2 em terras brasileiras (cerca de 45% dos seus pouco mais de 3,1 milhões de km2 de área total).
Merece destaque também o fato de se localizar em nosso território o rio mais extenso do globo: o Amazonas, com uma extensão total de 7.100 km, desde suas nascentes na Cordilheira dos Andes, no Peru, até a sua foz no oceano Atlântico, no litoral do Pará, distribuindo a sua extensão quase equitativamente pêlos dois países.
Na sua totalidade, o território brasileiro comporta 9 grandes bacias hidrográficas, entre as quais 6 são consideradas bacias isoladas, dirigidas por um único eixo fluvial (que é o rio principal que