A IMPORTÂNCIA DOS CONTEUDOS TRABALHADOS NA DISCIPLINA DE CITOLOGIA E HISTOLOGIA NO CURSO DE ZOOTECNIA
498 palavras
2 páginas
A IMPORTÂNCIA DOS CONTEUDOS TRABALHADOS NA DISCIPLINA DE CITOLOGIA E HISTOLOGIA NO CURSO DE ZOOTECNIAA disciplina de citologia nos proporcionou a compreender a importância dos conhecimentos básicos da biologia humana celular e tecidual como pré-requisito para outras disciplinas e para a formação de um profissional voltado à promoção e à manutenção da saúde.
A citologia faz parte do conteúdo básico de todos os cursos voltados para a área biológica e da saúde, uma vez que o objeto de estudo é o corpo humano, constituído basicamente de células, que se agrupam para formarem tecidos, depois órgãos e assim sucessivamente até a formação do organismo humano.
A disciplina nos levou a conhecer a estrutura geradora e mantenedora da vida, a célula, assim como seus componentes estruturais e químicos, também, os principais tipos de tecidos humanos e suas funções.
Uma disciplina de citologia em um curso de Graduação, num primeiro momento, pode não parecer importante; no entanto, ela adquire uma enorme responsabilidade, na medida em que estará preparando o aluno para as discussões em outras disciplinas, tais como Anatomia Humana Geral e Fisiologia Humana Geral.
Esta disciplina fornecerá o suporte básico para que possamos ter uma visão crítica dos mecanismos biológicos. Compreender inicialmente a importância desse conhecimento parece uma tarefa difícil, porém, é fundamental para a formação de um profissional diferenciado, com interesse em ter uma formação completa e, assim, poder cuidar apropriadamente de sua vida profissional. A disciplina de citologia foi muito importante, ela de certa forma proporcionou uma viagem ao corpo humano e conhecer estruturas tão pequenas, mas fundamentais para a sobrevivência dos seres vivos.
Os conteúdos foram de suma importância, pois conhecemos a origem celular, dos seres vivos unicelulares e multicelulares, da interdependência entre as células dos organismos multicelulares e dos tipos básicos celulares (eucariontes e