A importância do xadrez
CAMPUS CAÇADOR
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA DE XADREZ
FÁBIO ANDRÉ TASCA
A IMPORTÂNCIA DO XADREZ PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO
CAÇADOR 2011
FÁBIO ANDRÉ TASCA
A IMPORTÂNCIA DO XADREZ PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO
Trabalho apresentado como exigência para a obtenção de nota parcial na disciplina de Xadrez, do Curso de Educação Física, ministrado pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - Caçador, sob orientação do Prof. Dirceu Cendron.
CAÇADOR 2011 introdução A origem do xadrez é certamente o maior mistério existente no mundo. Infelizmente os historiadores não conseguem chegar a um consenso sobre o lugar de onde se originara o xadrez. O documento mais antigo é provavelmente a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, representa duas pessoas jogando xadrez e data de aproximadamente 3 000 anos antes da era cristã.
Quando se refere ao jogo de xadrez, podemos imaginar, que o jogo em si é uma fonte rica em desenvolvimento do ser humanos, que começa na infância até chegar na fase adulta! Segundo Piaget (1975, pág. 162), diz que com a imaginação criativa sempre será a fonte de todo o pensamento e raciocínio posterior.
Com o passar dos tempos, o xadrez definitivamente está fazendo parte do cotidiano, dentro de escolas e se tornou disciplina obrigatória em cursos de Educação Física. Nas escolas passou à estimular as crianças, jovens e adultos, no auxílio de desenvolvimento de pensamentos críticos para resoluções de várias tarefas do cotidiano.
Para quem não conhece o xadrez é um jogo que envolve extremamente o raciocínio, estratégia e lógica, por isso é denominado um jogo para espertos, porque é um jogo que requer