A importância do transporte no contexto logístico empresarial
Entende-se que o fato de esta ser amparada nos pilares: transportes, gestão de estoques, processamento de pedidos, atividades de apoio e ter como objetivo munir o cliente com os níveis de satisfação desejados pelos mesmos, faz com que a logística assuma um papel fundamental para as organizações: o de ser um ingrediente capaz de gerar uma vantagem competitiva fundamental, isto é, providenciar bens e serviços de maneira correta, em tempos e lugares exatos, na condição desejada e em menor custo possível (Scandolara, 2010).
Tendo a logística como uma área estratégica das empresas, avalia-se que o transporte representa um dos elementos mais visíveis das operações logísticas, podendo ser considerada uma atividade importante na cadeia de valor, pois movimenta os produtos pelos diversos estágios de produção até o consumidor final (Bowersox e Closs, 2011).
De acordo com Nazário (In: Fleury et al. 2010) o transporte se apresenta como o elemento mais expressivo do custo logístico na maioria das empresas, isso, pois, seu custo representa cerca de dois terços do gasto logístico total, e por vezes, pode significar duas ou três vezes o lucro de uma companhia.
Dessa forma, entende-se que essa o sucesso na atividade transporte está intimamente ligada ao sucesso da atividade logística de forma geral, e, portanto, deve ser constantemente monitorada. Portanto, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise do sistema logístico de transporte de uma siderúrgica de fabricação de tubos, buscando entender qual a influência do desenvolvimento dessa atividade na