A importância do Porto Suape
O porto:
O Complexo de Suape localiza-se no litoral Sul do Estado de Pernambuco a 40km de Recife, entre a foz dos rios Ipojuca e Massangana. É administrado pelo Governo do Estado de Pernambuco através da empresa SUAPE – Complexo Industrial Portuário, por autorização do governo federal, pelo convênio firmado em 1992.
Porto Interno: Possui 5 berços para atracação com 15,5m de profundidade no canal de navegação interno, com 1.430 m de extensão.
Porto Externo: Possui 4 berços para atracação de granéis líquidos com 12,7m de profundidade no canal externo, com 3.050m de extensão , abrigado por um molhe de pedras de proteção em “L”.
Principais produtos movimentados pelo porto:
Combustíveis e óleos minerais;
Contêiner;
Trigo;
Minérios, escórias e cinzas;
Açúcar;
Produtos químicos orgânicos;
Produtos siderúrgicos;
Bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres;
Coque de petróleo;
Principais impactos para atendimento do plano mestre
Atraso na conclusão da obra da ferrovia TRANSNORDESTINA: A ferrovia tem como objetivo ligar a Cidade de Eliseu Martins no Piauí ao Porto de Suape e ao Porto de Pecém, respectivamente na Região Metropolitana do Recife e Região Metropolitana de Fortaleza, cruzando praticamente todo o território do estado de Pernambuco e Ceará. As obras trarão a união das três pontas mortas do sistema ferroviário do Nordeste – Missão Velha/CE, Salgueiro/PE e Petrolina/PE, alavancando, assim, o desenvolvimento econômico de diversos setores em sua área de abrangência, especialmente o pólo gesseiro do Araripe e o pólo agroindustrial de Petrolina e Juazeiro.
As obras da ferrovia foram iniciadas em 2006 e tinha previsão de serem concluídas em 2010, porém devido diversos entraves, modificações feitas no projeto, e questões ambientais não resolvidas, o Ministério dos Transportes estendeu o plano das obras da ferrovia, que agora tem nova previsão de conclusão para 2016.
O orçamento feito para as obras da ferrovia era de