A importância do planejamento financeiro
Para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa é fundamental o planejamento financeiro, isto porque através dele se tem conhecimento da situação financeira da empresa. Para que sua empresa alcance o sucesso é necessária uma boa gestão financeira. Planejar é um processo pelo qual definimos um conjunto de ações que devemos executar e um conjunto de metas que queremos atingir num futuro próximo. De acordo com Gitman (2002, p.18):
O objetivo do negócio e do administrador financeiro é maximizar a riqueza dos acionistas ao longo do tempo. Nesse sentido, observa-se a importância de um planejamento financeiro bem feito, principalmente a constituição de orçamentos bem estruturados, encadeados com os objetivos que a empresa se propõe a conquistar.
Segundo Machado (2008), o planejamento financeiro proporciona o crescimento da empresa, e deve ser realizado por pessoas preparadas para que as decisões não sejam precipitadas ou tardias. Devem-se estabelecer metas mensais de quanto se quer gastar e ganhar. O planejamento faz com que de forma antecipada se saiba se obterá lucro ou prejuízo antes do próximo mês começar.
Após o planejamento se observa se as metas foram atingidas enquanto se faz controle das receitas e despesas. No final de cada mês se realiza uma reflexão sobre os resultados obtidos, e se analisa se é preciso replanejar ou criar novas metas para colocar suas finanças no caminho certo. Segundo Cruz Junior (1998), pelo fato do orçamento ser um planejamento em curto prazo, ele possibilita a definição de objetivos a serem alcançados e executados em um período próximo.
O planejamento em uma empresa é essencial, visto que vivemos num mundo de constantes mudanças. É preciso prepara-se para tudo, visto que não pode se viver de imprevistos. O objetivo principal das empresas é o lucro, e um planejamento financeiro inteligente oferece a empresa controle, trazendo uma visão de como evitar prejuízos e alcançar seus objetivos