A IMPORTÂNCIA DO NÚMERO DE REYMALDS NA MECÂNICA DOS FLUÍDOS
1032 palavras
5 páginas
Universidade Tuiuti do ParanáA IMPORTÂNCIA DO NÚMERO DE REYMALDS NA MECÂNICA DOS FLUÍDOS
Trabalho a ser apresentado a disciplina de Física sobre orientação do Prof. Rodrigo Dias
CURITIBA 2015
FENANDA DE LIMA LUIZ
A IMPORTÂNCIA DO NÚMERO DE REYMALDS NA MECÂNICA DOS FLUÍDOS
Trabalho a ser apresentado a disciplina de Física sobre orientação do Prof. Rodrigo Dias
CURITIBA 2015
INTRODUÇÃO
O número de Reynolds (abreviado como Re) é um número adimensional usado em mecânica dos fluídos para o cálculo do regime de escoamento de determinado fluido dentro de um tubo ou sobre uma superfície. É utilizado, por exemplo, em projetos de tubulações industriais e asas de aviões. O seu nome vem de Osborne Reynolds, um físico e engenheiro irlandês. O seu significado físico é um quociente entre as forças de inércia e as forças de viscosidade.
A importância fundamental do número de Reynolds é a possibilidade de se avaliar a estabilidade do fluxo podendo obter uma indicação se o escoamento flui de forma laminar ou turbulenta. O número de Reynolds constitui a base do comportamento de sistemas reais, pelo uso de modelos reduzidos. Um exemplo comum é o túnel aerodinâmico onde se medem forças desta natureza em modelos de asas de aviões. Pode-se dizer que dois sistemas são dinamicamente semelhantes se o número de Reynolds, for o mesmo para ambos.
OBJETIVOS
Esta prática tem por objetivo visualizar e distinguir os escoamentos laminar e turbulento, além de identificar a transição desses regimes. Também foi determinado experimentalmente o número de Reynolds para cada tipo de escoamento.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA m 1883 Osborne Reynolds realizou um experimento que mostrou a existência de dois tipos de escoamento: “o primeiro onde os elementos do fluido seguem-se ao longo de linhas de movimento e que vão da maneira mais direta possível ao seu destino, e outro em que se movem em trajetórias sinuosas da maneira mais indireta possível” seguindo a redação