A importância do kaisen e kanban no processo gerencial
Será buscado através deste trabalho, explanar sobre o tema indicado no título, a importância do Kaisen e Kanban no processo de gerencial, de forma a demonstrar como tais técnicas atuam no processo de gerencial.
2 – Justificativa
As metodologias Kaisen e Kanban são atualmente muito utilizadas no processo de administração das empresas, tornando-se ferramentas importantes no gerenciamento destas.
3 – Introdução
Em termos gerais, a palavra “kaisen” é de origem japonesa e possui como significado “melhoria contínua”, a metodologia de sua aplicação consiste em utilizar melhor o tempo, eliminando desperdícios. Já a palavra “kanban”, também de origem japonesa, significa “placa de visualização”, que em administração propriamente dita contempla meios de controlar os fluxos de produção da indústria.
4 – Desenvolvimento
O conceito “Kaisen” surgiu na cultura japonesa durante o pós- guerra. Em busca de sua reestruturação, o Japão passa a se restabelecer e aplicar meios de organização administrativa, dentro dessa perspectiva foram retomadas as idéias da teoria clássica de administração de Taylor, e a partir da utilização desta surgiram diversas crítica ao sistema. A partir dessas críticas, criou-se o conceito de “kaisen”, que significa na linguagem japonesa, aprimoramento constante. Essa idéia de melhora não se atrela somente à empresa, mas também ao indivíduo, é uma filosofia, um pensamento, no qual se busca a melhora de todos os organismos presentes na produção. Sendo que essa melhora deve ser no dia a dia, com um dia melhor que o outro, ou seja, sempre é possível melhorar um pouco a cada dia. A idéia de evolução, melhora, é a idéia central dessa metodologia.
Dessa forma, com a aplicação desse princípio é alcançado um alto nível de desenvolvimento com um bom custo benefício, uma vez que a melhora diária de todos do processo gera o crescimento global da empresa. Além disso, todos passam a atuar tendo consciência da importância da evolução