A importância de kaisen e kanban no processo gerencial
DISCIPLINA: Gestão da Qualidade Total
Tema: Gestão da Qualidade Total
Título: A Importância de Kaisen e Kanban no processo gerencial
Objetivo:
O presente trabalho trata do conceito de custo kaisen e kanban e como esta metodologia pode determinar a redução de custos baseando-se em sua filosofia basilar de melhorar continuamente as condições dos bens manufaturados nas empresas e servir como ferramenta no processo gerencial.
Justificativa:
O entendimento e perfeita compreensão que a utilização dos sistemas Kaisen e Kanban contribuiu para a criação de uma mentalidade voltada para a produtividade na área operacional, viabilizando como um todo o processo gerencial, tornou-se alvo permanente de atenção, onde todos os funcionários participam com ações efetivas para o objetivo comum.
As empresas buscam diferenciais competitivos com o propósito de manter o seu cliente satisfeito, aumentar o lucro e melhorar a sua performance na economia globalizada. Com a necessidade da produção ser cada vez mais enxuta, ou seja, evitando ao máximo qualquer tipo de desperdício, a implementação dos sistemas Kaisen / Kanban torna-se fundamental para alcançar tais objetivos.
Introdução:
O mercado hodierno altamente competitivo, e a dinâmica progressiva das inovações tecnológicas que sobrepõem novidades em cima de novidades encurtando o ciclo de vida dos produtos e os tornando obsoletos prematuramente, determinam que as empresas a reduzam seus custos sistematicamente e de forma duradoura. Muitas empresas sucubem neste mercado por não utilizarem métodos de aferição, métodos estatísticos e métodos de controle de seus custos. Solapados nestas premissas a implementação dos sistemas Kaisen e Kanban torna-se requisitos imperioso para a sobrevivência das empresas no mercado.
Desenvolvimento:
Sistema Kaisen
Kaisen também é uma palavra japonesa na qual o Kai significa mudança, e Zen significa para melhor. O sistema kaisen tem como premissa a