A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA OS ADMINISTRADORES
363 palavras
2 páginas
CONHECIMENTOA IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA OS ADMINISTRADORES
INTRODUÇÃO:
Conhecer cada vez mais é uma predisposição do ser humano. Queremos conhecer a realidade e o porquê de todas as coisas. Pouco importa que o objeto do conhecimento ultrapasse a nossa capacidade de compreensão. Essa obstinada atividade cognitiva, no entanto, nos dá a confortadora impressão de uma sempre crescente compreensão da realidade.
O conhecimento é um conjunto de experiências sistematizadas, objetivando encontrar leis e princípios da natureza. Acontece que a natureza ou a realidade é um dinamismo em perpétua mudança, onde tudo é sempre novo a cada momento. Assim, as coisas aparentemente se repetem, porque não são iguais, mas apenas semelhantes. Por isso, o conhecimento é sempre inevitavelmente provisório.
O conhecimento é uma construção do homem e, por isso, ineficaz em relação ao Todo, o qual está além de nossa capacidade cognitiva. É uma tentativa de dar coerência às nossas relações com a realidade em que vivemos, buscando, em sua aplicabilidade, uma melhor qualidade de nossa existência.
Conhecimento é descoberta e também invenção. É descobrir coisas e como elas funcionam e inventar maneiras de organizá-las racionalmente.
PORQUE OS ADMINISTRADORES PRECISAM CONSTANTEMENTE DE CONHECIMENTO?
Porque o conhecimento significa todo o acervo de informações, conceitos, ideias, experiências, aprendizagens que o administrador possui a respeito de sua especialidade. Como o conhecimento muda a cada instante em função da mudança e inovação que ocorrem com intensidade cada vez maior, o administrador precisa atualizar-se constantemente e renová-lo continuamente. Isso significa conhecer e conhecer sempre, descartando, a cada momento, o conhecido que se tornou ineficaz. Por isso, o conhecimento é dinâmico e está sempre a mudar, procurando amoldar-se às mudanças e modificar-se. Há, no entanto, conhecimentos mais duráveis do que outros, dando-nos a impressão de que