A importância da música
Carolina Souza Garcia RA 64501
Márcia Gercina Souza Garcia RA 65404
RESUMO: O presente artigo apresenta a importância da música no preocesso de ensino aprendizagem, os benefícios no desenvolvimento da socialização do indivíduo. Explica como a música pode contrinuir para a aprendizagem e analisa a música na Educaçãi Infantil e como a mesma contribui para a harmonia pessoal, facilitando a integração e a inclusão social. O objetivo é mostrar que a música não é apenas uma associação de sons e palavras, mas sim, um instrumento que pode fazer a diferença nas instituições de Educação Infantil, pois ela desperta o indivíduo para um mundo prazeroso e satisfatório para a mente e para o corpo e é um facilitador da aprendizagem.
Palavras – chave: música. educação infantil. desenvolvimento.
Introdução
O desenvolvimetno da criança é muito importante, por isso, a música e seu estudo devem estar presentes na construção do indivíduo na primeira fase de seu desenvolvimento. Ao inserir a música na prática pedagógica, o indivíduo se desenvolve em vários aspectos, inclusive em sua interação com o meio social.
A música deve promover o ser humano acima de tudo e não selecionar os talentos naturais, todos devem ter o direito de cantar, de tocar um instrumento, pois as competências musicais desenvolvem-se com a prática regular e orientada em contextos de respeito, valorização e estímulo a cada aluno.
Estudos apontam que além de ter sido considerada no período clássico como elemento necessário para a formação plena do indivíduo, a música perpassa o tempo e continua sendo de suma importância para a prática pedagógica. A proposta do RCNEI (1998) trata o ensino de música como um fator de transformação, com vista a prática pedagógica tradicional que se materializa nas escolas, inclusive naquelas postas como objeto deste trabalho e sugere uma nova visão deste estudo, atentando para possíveis vertentes de aprendizagem a partir de