A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NAS EMPRESAS
No mundo globalizado onde as mudanças e exigências dos clientes são cada vez mais rápidas e os competidores cada vez mais ágeis, desperta nos administradores a necessidade de avaliar cenários futuro e utilizar a análise das probabilidades à favor da empresa. Analisando as probabilidades é possível que os erros e acertos de uma empresa sejam descobertos, ajudando os gestores tomarem decisões corretas e encontrar a melhor solução.
2.2 O USO DA ESTÍSTICA
A estatística é uma ciência multidisciplinar, que permite a análise estatística de dados de um físico. Poderia também ser usada por um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo, psicólogo e cientista político. Segundo Rao (1999), a estatística é uma ciência que estuda e pesquisa sobre: o levantamento de dados com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo; o processamento de dados para a quantificação da quantidade de incerteza existente na resposta para um determinado problema; a tomada de decisões sob condições de incerteza, sob o menor risco possível. De fato, a estatística tem sido utilizada na pesquisa científica para a otimização de recursos econômicos, para o aumento da qualidade e produtividade, na otimização em análise de decisões, em questões judiciais, previsões e em muitas outras áreas.
2.3 O AUXÍLIO DA ESTATÍSTICA NA TOMADA DE DECISÕES
A estatística tem contribuído de forma significativa para o processo de tomada de decisão. Grande parte do que se faz é baseado em métodos quantitativos, sendo a estatística uma dessas áreas. Na era da informação e do conhecimento, a estatística utiliza a matemática para dar apoio aos profissionais. O grande volume de informações produzido pelo mundo moderno precisa ser analisado de forma consistente e precisa. Esse suporte ocorre por meio da estatística. Onde houver incerteza, essa ferramenta pode ser usada. Assim, todas as áreas do conhecimento humano a requerem