A importância da descoberta e utilização desses elementos quimicos para a sociedade
Para Pêcheux, a Semântica é o ponto nodal em que a lingüística tem a ver com a filosofia e a ciência das formações sociais. A partir dessa concepção discursiva da Semântica, o autor desenvolve uma reflexão crítica sobre a produção de conhecimentos científicos e a questão da prática política.
Pêcheux afirma ainda que a materialidade ideológica só é possível de ser apreendida a partir da materialidade lingüística, que aparece nas formações discursivas; dizendo de outro modo, que aparece no dizer concreto de cada sujeito. Segundo o autor (1988), a modalidade particular do funcionamento da instância ideológica consiste justamente nesse assujeitamento ideológico que conduz cada pessoa a acreditar que, a partir de sua livre vontade, pode se colocar, sob a forma discursiva, no lugar de uma ou outra classe social, antagonistas no modo de produção.
Como coloca Pêcheux, essa interpelação do sujeito em sujeito ideológico, ou sujeito do discurso: “se efetua pela identificação (do sujeito) com a formação discursiva que o domina (isto é, na qual ele é constituído como sujeito): essa identificação, fundadora de unidade (imaginária) do sujeito apoia-se no fato de que elementos do interdiscurso (...), são re-inscritos no discurso do próprio sujeito” . (id., p.163).
A posição investigativa humana frente à questão do sentido não é nada recente.Desde sempre, na tentativa de querer entender como a linguagem e o sentido dizemrespeito à verdade das coisas e, também, ao mundo, o homem se sente instigado a sabê-los. Filósofos na antiguidade já se sentiam interpelados pelo sentido das palavras nojogo do comunicar de nós seres humanos.Assim, nessa