A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E DO COMPORTAMENTO ÉTICO
1 INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje, a constante busca por vantagens competitivas que diferenciem as organizações de seus concorrentes e a comoditização de produtos e serviços, criou o consenso de que o diferencial pode definitivamente estar nas pessoas que compõem as organizações e suas habilidades.
O processo de gestão nas organizações vem sofrendo mudanças em função da necessidade de adequação às exigências da sociedade do conhecimento, onde o capital humano é valorado a partir da capacidade de explorar suas qualidades intelectuais, e onde o conhecimento adquirido é transformado em diferencial competitivo.
Esse processo de modernização das organizações exige dos gestores ações empresariais concretas e objetivas, que visem comportamento ético, evitando resistências e incompreensões, além de um processo de comunicação eficaz, que estabeleça a troca de informações básicas entre os grupos, maximizando a coordenação e cooperação, e proporcionando maior qualidade de vida ao trabahador.
Desta forma, o processo de comunicação empresarial e o comportamento ético, são importantes para a correta tomada de decisão da empresa, além de ajudarem a criar a imagem de credibilidade diante do mercado. Ademais, o comportamento organizacional e ético influenciam diretamente na qualidade de vida do trabalhador, pois uma empresa com princípios éticos e morais bem enraizados e comunicados a todos os funcionários consegue pessoas mais comprometidas com os objetivos, o crescimento e o sucesso empresariais.
2 DESENVOLVIMENTO
2. 1 Comunicação e Cultura Organizacional
No mercado atual, as organizações estão passando por profundas transformações. De acordo com Marchiori (2012) uma mudança não muito silenciosa vem ocorrendo e conceitos como qualidade total, atendimento personalizado, flexibilidade, modernização, humanização, enfim, várias concepções voltadas para uma finalidade, levar as empresas à eficácia com o aumento da