a importancia do terceiro setor para a contabilidade
A principal função do estado consiste em promover o bem-estar e qualidade de vida ao cidadão oferecendo habitação, emprego, saúde, segurança publica e educação. Entretanto o estado tem dificuldades em atender estas demandas, portando a atividade desenvolvida pelo terceiro setor têm grande relevância para a sociedade em geral, promovendo soluções para a redução das desigualdades econômicas e sociais. Pretende-se demonstrar que a gestão na apresentação da destinação dos valores arrecadados traz maior credibilidade ás instituições sem fins lucrativos.
Da mesma forma que uma empresa ao lançar ações no mercado tem a obrigação de informar aos seus investidores sua situação econômica e financeira através das demonstrações contábeis, o terceiro setor também deve ter essa preocupação, o investidor social, aquele que faz doações, espera um retorno direto dos recursos que investe na instituição e que possam ser aplicados da melhor forma possível em benefícios dos necessitados.
O crescimento das instituições do terceiro setor, com atividades que buscam o desenvolvimento e aprimoramento social, carece cada vez mais de instrumentos que as tornem confiáveis diante da sociedade e do governo, a Contabilidade como ciência social e ferramenta de gestão que e, possui esse instrumento, fornecer a transparência destas instituições.
A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR
A Contabilidade deve auxiliar as entidades sem fins lucrativos no processo de accountability, ou seja, devem fornecer as informações necessárias para que os investidores sociais possam verificar o montante de recurso recebido pelas entidades, bem como a destinação destes recursos e conseqüentemente os resultados alcançados (ASSIS, MELLO E SLOMSKI, 2005, p.6).
A Contabilidade é vista como um sistema de informação exigido por todas as organizações sejam elas com ou sem fins lucrativos, para fornecer informações através de seus registros para fins de prestação de conta das entidades.