Importância da Contabilidade no Terceiro Setor
Instituto Educacional do Rio Grande do Sul
Pós-Graduação em Gestão Social
Contabilidade no Terceiro Setor
Professor Eduardo Borsa
Trabalho de Pesquisa: A importância da Contabilidade no Terceiro
Setor e suas maiores implicações
Alberto Luiz Voskelis
05/12/2013
1/5
A importância da Contabilidade no Terceiro Setor
Definição de Terceiro Setor
A organização de uma sociedade constituída comporta três setores, a saber:
1. O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais gerais.
2. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais.
3. O terceiro setor é constituído por organizações privadas sem fins lucrativos, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.
O Terceiro Setor reúne Organizações que embora prestem serviços públicos, produzem e comercializem bens e serviços, não são Estatais, nem visam o lucro financeiro com os empreendimentos efetivados, e sim, visam o bem-estar social maior da coletividade onde se insere.
O Terceiro Setor é o conjunto de agentes privados com fins públicos, cujos projetos e programas visam atender direitos e bens sociais básicos e combater a exclusão social e proteger o patrimônio ecológico.
A utilização correta dos Recursos Recebidos
As empresas do terceiro setor não possuem fins lucrativos, mas recebem doações do governo, entidades jurídicas e pessoas físicas para o custeio de suas atividades.
Muitas entidades jurídicas que fazem doações a esse tipo de instituição exigem relatórios para que se verifique como os recursos arrecadado estão sendo investidos. Nada mais natural, já que a partir do momento que se faz uma doação, espera-se que ela seja devidamente empregada em benefício do bem comum.
A contabilidade é uma maneira de alavancar o crescimento e fortalecimento do terceiro setor, afinal a responsabilidade de instituições, ONGs, Fundações e Associações perante a sociedade é enorme e a transparência traz confiabilidade aos investidores e