A importancia do ato de ler
Segundo Paulo Freire ler não é simplesmente decifrar cada palavra escrita e sim fazer com que a mente compreenda o sentido de um todo para ocorrer a comunicação pelas letras. Primeiro as pessoas lêem o mundo a sua volta para depois lerem palavras. Isso porque cada qual entende o que está escrito conforme o seu nível de conhecimento e vivência cultural.
A obra do Paulo Freire faz uma análise crítica do ato de ler como uma forma de interagir com a cultura e envolver mecanismos de linguagem e aprendizagem. Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede a palavra, mostrando através da experiência em seus primeiros anos como se deu a leitura e compreensão do mundo de suas primeiras palavras e a forma como lia os objetos ao redor de si. Com isso ele concluiu que a criança, ao chegar no espaço escolar, traz um conhecimento de mundo que é muito particular seu e por isso o educador não deve menosprezar suas experiências, mas através delas fazer com que elas busquem a sua própria autonomia.
Para Freire, a alfabetização é um ato de conhecimento e construção da identidade e é visto como um ato político para formar um ser autônomo, participativo da sociedade. A leitura permite que conheçamos outras possibilidades de nos refazer, de sermos pessoas críticas e em condições de mudar o que somos através do hábito da leitura que se faz um descobrimento de um novo contexto em que agregamos conhecimento.
O ser humano aprende primeiro as coisas sobre o mundo para depois aprender a ler e escrever. E para continuar aprendendo sobre o mundo é indispensável ter domínio da leitura escrita. E este conhecimento é indispensável para que se consiga lutar pelos seus direitos dentro da sociedade.
A importância do ato de ler é uma obra para pensar e criar hábitos de leitura, pois ela tem importância em todos os aspectos da vida e permite ampliar o vocabulário e ter uma reflexão crítica dos assuntos abordados.
Livro a Importância do