A importancia da teologia para o mundo contemporaneo
Pr. Ely Xavier de Barros
Graduado em Direito, Teologia e Pós Graduado em Docência Superior.
Diretor do Centro Batista de Educação (www.cebesp.org.br)
Falar da importância da Teologia para o Ministério Pastoral é a mesma coisa que falar da importância da Medicina para o trabalho do médico, ou da importância do Direito para o trabalho do advogado. Ninguém pensa em entregar seu filho aos cuidados de médicos que não estudou a Medicina. Da mesma forma que não confiaria uma causa judicial a uma pessoa que não dominasse a ciência do Direito.
A Teologia tem a ver com o nosso dia-a-dia, com a nossa vida simples e comum. Como toda ciência, a Teologia tem seus métodos, princípios, regras e leis próprias. Toda pessoa que pensa e reflete sobre Deus, sobre a origem da vida e criação do mundo, sobre a existência humana e seus mistérios, sobre a realidade da morte e sobre o além-túmulo... está fazendo teologia. Poderá fazê-la de forma sistemática ou não. Mas está fazendo teologia.
A Teologia é possível e se torna factível sob três axiomas. O primeiro trata da Existência de Deus. O segundo tem a ver com a Sua Revelação e o terceiro se refere à razão e capacidade humana de compreender as duas afirmações anteriores. Sagrado, Revelação e cognição. Estas são as três premissas que tornam possível o labor teológico. Deus existe, Deus se revela e o ser humano é capaz de compreender. Via de regra, a fonte primeira da Teologia é a Escritura Sagrada como registro da Revelação de Deus através dos seus feitos na História.
Portanto, ninguém que foi chamado para o exercício da pregação da Palavra de Deus está isento da obrigatoriedade de saber lidar e conhecer os recursos da Teologia. No meio protestante, devido à sua ênfase na palavra, nem todo pregador é pastor, mas todo pastor é (ou deveria ser) pregador! Mas, como ser pregador de uma Palavra que foi escrita entre 3.500 e 2.000 anos atrás, sem que este pregador domine os