A importancia da pesquisa no trabalho academico
Pacifico Pereira Neto
Profa. Kátia Alves de Oliveira Fontain
Profa. Mestra Rosenery Loureiro Lourenço
Curso Livre em Teologia à Distância (CLT / EAD) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
29/10/2011
RESUMO
Neste estudo veremos o que é pesquisa, sua classificação, suas etapas e como deve ser o perfil do pesquisador. Entende-se que a pesquisa tem por objetivo gerar novos conhecimentos e apresentar soluções para problemas concretos.
Palavras-chave: Pesquisa; Trabalho; Pesquisador.
1 INTRODUÇÃO
O que é pesquisa? Essa pergunta pode ser respondida de muitas formas. Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.
Segundo Aurélio (2009): “investigação e estudo, minuciosos e sistemáticos, com o fim de descobrir fatos a um campo de conhecimento.” Vemos então que a pesquisa tem um papel importante para se descobrir algo. Através da pesquisa muitos crimes são solucionados, doenças são curadas e respostas são encontradas. A pesquisa tem um papel fundamental em um trabalho acadêmico porque irá apresentar as formas de como um trabalho deve ser redigido para determinado evento. E um trabalho, tudo deve ser planejado com antecedência. A pesquisa então nos ajudará a coletar os dados e de como montar um trabalho segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A seguir, vamos ver como a pesquisa é classificada e qual definição de cada classificação.
2 CLASSIFICAÇÃO
Existem várias formas de classificar a pesquisa. Veremos algumas delas para entendermos como a pesquisa se compõe.
2.1 PESQUISA QUANTITATIVA
Considera tudo quantificável, traduzindo opiniões e informações para classificá-las, utilizando percentagem, média, análise de regressão, desvio-padrão, etc.
2.2 PESQUISA QUALITATIVA
Considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito. Não utiliza métodos e técnicas, mas sim o ambiente natural como fonte direta para