A importancia da leitura
O ato da leitura se faz presente na vida do cidadão desde o momento que começamos a compreender tudo a nossa volta. Os gestos e símbolos despertam a curiosidade de aprender, tornando essencial para o desenvolvimento e aprendizado.
O simples ato de contar uma história a uma criança, desperta nela a imaginação, o sonho, o desejo de conhecer a leitura. A escola e o lugar privilegiado para estimular o gosto pela leitura. Mas, “Infelizmente”, as salas de aulas brasileiras estão longe de ser um lugar para leitura, exceto o contato dos estudantes com livros didáticos, que costuma ser apenas para compreensão da matéria, ou seja, a leitura é realizada apenas para interpretação e efetuar alguma resposta.
Desenvolver o gosto para leitura não é fácil, principalmente quando temos meios de comunicação como, televisão, internet e radio que criam para o cidadão uma dependência negativa, com apresentação de programas que empobrecem a cultura do cidadão. Nas salas de bate papo nas redes sociais, podemos identificar uma escrita “desconhecida”, com abreviações de palavras, gírias ou símbolos que não fazem parte de nosso vocabulário.
A leitura é imprescindível para o cidadão, através dela aprimoramos nosso conhecimento, desenvolvendo habilidade de raciocínio e compreensão. Com a leitura, o conhecimento das palavras e seus significados tornam o cidadão culto, conhecedor do vocabulário, desenvolvendo o raciocínio crítico e sabendo definir se o que está sendo apresentado é certo ou errado.
Através da leitura teremos cidadãos capazes de identificar os problemas e desenvolver ideias criativas, podendo determinar o ruma da sua vida, criando sua própria história.
O incentivo a leitura deve ser aplicada em casa, no trabalho, através de jornais, livros, revistas, gibi, informativo, enfim, a qualquer fonte de informação e, criar momentos para debater sobre algum assunto daquela leitura, pois só assim, teremos cidadãos capazes de