A IMPORTANCIA DA HISTORIA NO PRESENTE
Por que estudar história é importante para conhecermos o presente?
A história é importante porque é o estudo da vida humana através do tempo, como os sujeitos históricos agiram, pensaram enquanto homens. Sendo assim, o fato histórico auxilia na compreensão do individuo como ser que constrói seu tempo histórico. Os acontecimentos históricos são feitos por seres sociais comuns, desde os tempos mais remotos. A nossa origem está presente no dia a dia e serve de aviso à essência humana como transformadora do mundo. As sociedades foram influenciando umas as outras.
Ao estudar história nos deparamos com o que os indivíduos foram e fizeram, e isso nos auxilia na compreensão do que podemos ser e fazer. Assim, podemos afirmar que estudar História é conhecer o passado, entender o presente e tornar o futuro melhor, levando em consideração às mudanças ocorridas no tempo.
Mais importante que o saber do fato histórico, é conseguir perceber as transformações de um povo, que são determinadas por uma série de fatores anteriores. Quando entendemos por que um fato histórico aconteceu, seja a Inconfidência Mineira ou o descobrimento do Brasil, estamos empregando o pensamento histórico, isto é, a busca pelas origens desse acontecimento.
Esse acontecimento, para a História, forma o passado. Esse passado é fato a ser entendido, para alcançar uma compreensão adequada do presente. Para quê? Para projetar a ação futura.
A História contribui com um papel importante na construção da identidade de vários países. Assim como o ser humano tem uma memória individual, cada nação constrói uma memória coletiva, cada sociedade tem a sua “marca” própria. A História pode ser política, internacional, regional, econômica, cultural medieval, só não podemos esquecer que é uma das fontes em que a humanidade indaga criticamente a si própria. Cada época faz a trajetória temporal dos indivíduos às questões e solicitações que suas realidades necessitam.
Larissa Ruas