a importancia da contabilidade para a gestão empresarial e publica
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Ao longo do tempo, com o desenvolvimento da sociedade, surge a necessidade de um controle mais eficaz das contas publicas, com o objetivo de suprimir desvios do dinheiro publico e gastos desnecessários dos recursos do estado. Nesse sentido leis são criadas com o intuito de regular a gestão dos recursos públicos e dificultar os desvios da verba publica.
Nesse contexto no ano de 2000 foi criada a lei complementar nº 101, que se refere ao novo código fiscal, este está alicerçado sobre quatro pilares básicos: planejamento, transparência, controle e responsabilização, provocando uma repercussão sobre a disciplina das finanças, com vistas a transformar a ficção dos orçamentos públicos no Brasil em instrumento de exercício legitimo da cidadania.
Diante do exposto salienta-se que, a Lei de Responsabilidade Fiscal reforça os princípios da Lei Federal 4320/64, apontando a necessidade da gestão responsável da receita e da administração do gasto público com eficiência na busca do equilibrio orçamentário.
Refoça-se tambem a importância da contabilidade no processo administrativo e na gestão das empresas em geral, incluisive nas empresas cuja atividade é o agronegócio, uma vez que o mercado está cada vez mais competitivo o que representa uma grande necessidade de aprimoramento das empresas de todos os setores da economia, em busca de se firmarem e conquistarem sua fatia do bolo da economia nacional, ou até mesmo internacional.
2 DESENVOLVIMENTO
Visando reduzir ou que sá eliminar o desequilíbrio fiscal, ou gastos sistematicamente superiores às receitas, que predominou na administração pública no Brasil até recentemente. As conseqüências para a economia são bastante negativas, e, em alguns casos, têm impacto sobre mais de uma geração.