a importancia da big data
Sob o ponto de vista econômico-social, a evolução da Sociedade Humana, iniciou-se, com atividades extrativistas na era primitiva, quando o ser humano sobrevivia da colheita, da caça e da pesca. A dificuldade de obtenção de víveres sujeitava os hominídeos desta época a uma migração permanente e embates sucessivos contra as forças da natureza, gastando suas energias na busca de melhores fontes de alimentos e abrigo.
A Sociedade Agrícola que sucedeu à era primitiva e nômade da espécie humana, teve seu início com a fixação do homem à terra, quando este descobriu que poderia sobreviver com as atividades de plantio e de criação de animais, e que possibilitaram ao ser humano produzir mais do que necessitava para a sua simples sobrevivência. Este excedente de produção deu origem à primeira atividade econômica estruturada, o comércio de troca de alimentos, utensílios, armas e serviços em geral, estabelecendo o conceito de valor de produtos e serviços. Nesta época também surgiu a moeda como mecanismo facilitador das trocas, devido à sua portabilidade e fracionabilidade.
No século XVII surgiu a Sociedade Industrial, decorrente das primeiras invenções tecnológicas aplicadas às atividades produtivas, permitindo o desenvolvimento da produção de bens de consumo em grandes quantidades e promovendo uma maior velocidade na acumulação de riqueza e de bens de capital, criando e instituindo novas estruturas econômicas e sociais.
Após a Segunda Guerra Mundial, a evolução significativa das tecnologias da informação (informática e telecomunicações), somada às condições sócio-políticas de cooperação e de competição entre nações, em uma gradativa e acelerada evolução que resultou no fenômeno da globalização, formatando uma nova realidade econômico social mundial, caracterizada por um aumento acirrado da competitividade empresarial.
Esta competitividade demandou, dos profissionais e organizações, a formulação de estratégias competitivas cada vez