BIG DATA – Pontos positivos e negativos
Atividade: Produção Individual
Título: BIG DATA – Pontos positivos e negativos
Aluno: Jerusa tais Lima Cunha
Disciplina: Sistemas de Informação
Turma: 4º Semestre/2014
Introdução
O que é o Big Data?
Muitos dizem se tratar do termo da moda. O fato é que ele chegou como a solução de inovação e sucesso para as empresas de maior sucesso mundial, e vem dominando cada vez mais espaço. Esse sistema “mágico” é capaz de processar volumes gigantescos de dados em informações preciosas. Os dados são parte de nossas vidas desde o primórdio dos tempos, porem, os avanços computacionais nos permitem hoje guardar, organizar e analisar estes dados com mais facilidade. Estes incontáveis dados representam poder. Aquele que puder manuseá-los e extrair o seu potencial, terá vantagem sobre os demais.
Seria o sistema perfeito, se não tivesse ainda muitos desafios pela frente. Sua ideia incomparável ainda necessita de muitos ajustes para que seja uma arma “perfeita”.
Esta produção individual explicará com maior detalhamento do que se trata, seus benefícios e seus desafios, e que vem sendo realizado para diminui-los.
Boa leitura!
Definindo o “Big Data”
A princípio, podemos definir o BIG DATA como sendo conjuntos de dados extremamente grandes e que, por este motivo, necessitam de ferramentas especialmente preparadas para lidar com grandes volumes, de toda forma de qualquer informação nestes meios possa ser encontradas, analisadas e aproveitadas em tempo hábil (ALECRIM)
Na prática, Big Data resume um conceito de explosão de dados de uma maneira não estruturada e de forma incontrolável e a necessidade de transformar esses dados em informações que possam ser utilizadas para direcionar os negócios e as estratégias da corporação, para apoiar o processo de tomada de decisões e minimizar riscos. (WERNEK/CIO)
Em tecnologia da informação, BIG DATA (megadados, em português) refere-se as um grande armazenamento de dados e maior velocidade. Diz-se que o BIG