A import ncia do exerc cio f sico para a terceira idade
Muito tem-se falado sobre a importância do exercício físico e podemos até afirmar que a maioria das pessoas entende que com a prática regular de algum exercício físico poderemos obter diversas vantagens, tanto físicas quanto psicológicas.
Com o desenvolvimento científico na área dos medicamentos, bons hábitos alimentares, acesso aos cuidados de saúde, prática de exercício, entre outros bons hábitos durante a vida, sabemos que a estimativa de vida do homem aumentou bastantes nas últimas décadas. Tendo isso em conta, torna-se cada vez mais importante que o escalão etário da terceira idade, que é definido a partir dos 65 anos de idade, pratique regularmente algum tipo de exercício físico.
O envelhecimento está associado a uma perda progressiva da funcionalidade indispensável para a aquisição de uma vida autónoma e com qualidade, pois quando envelhecemos o corpo sofre transformações como: perda de força, diminuição da massa muscular, agilidade, flexibilidade e coordenação motora, entre outras capacidades físicas.
O American College Sports Medicine define o envelhecimento como um processo complexo que envolve diversas variáveis como: fatores genéticos, estilo de vida, doenças crónicas, entre outros. O envelhecimento embora seja um processo natural, por si só não é responsável único pelas disfunções que vão acontecendo com o passar dos anos. Fatores como genes, estilo de vida e meio ambiente são considerados como mais preponderantes ou decisivos a causar disfunções do que a própria idade.
Sabemos que com o passar dos anos, nosso corpo inevitavelmente apresentará problemas de saúde relacionados ao processo de envelhecimento, tais como, artrite, artrose, osteoporose, hérnias discais, diabetes, hipertensão arterial, entre outras. Vários estudos já demonstraram os benefícios do exercício físico, quer na prevenção, quer no tratamento de diversas patologias.
A prática de exercício físico pode amenizar todas essas