A Import Ncia Do Ensino De Hist Ria Nas Series Iniciais
O ensino de história nem sempre foi um componente importante de aprendizado do aluno, no Brasil foi somente no século XIX, com a separação de Portugal e a consequente instauração do império no Brasil(1822), que ocorre, efetivamente, uma preocupação com o que seria ensinado em história, haja vista o papel de “formação nacional” comumente associado á disciplina.
A instituição da história como disciplina escolar no Brasil ocorreu juntamente com a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro concomitante com o Colégio D. Pedro II (final da década de 1830).
Os professores eram membros do IHGB e coube a um dos seus sócios a delineação do que seria ensinado em história do Brasil desse período em diante mais especificamente a partir de 1843, ano em que Von Martius venceu o concurso “Como se deve escrever a História Do Brasil”, promovido pelo IHGB.
Ele afirmava que, para se escrever a História do Brasil, devia-se, em primeiro lugar, atentar para a formação étnica do Brasil e a contribuição do branco, do negro e do índio para a formação da população brasileira. Enfatizou o papel dos portugueses no descobrimento e colonização, compreendido somente em conexão com suas façanhas marítimas, comerciais e guerreiras [...] Apontou para a importância da transferência para o Brasil das instituições municipais portuguesas e o desenvolvimento que tais instituições tiveram. Destacou o papel dos jesuítas na catequese e na colonização e a importância de se estudar as relações entre a Igreja e a Monarquia.
Assim após surgir como disciplina em nossa terras com o colégio Pedro II, a história passaria por uma mudança considerável como o Estado Novo(1937-1945), unificando-se o ensino secundário e encerrando o privilégio do colégio Pedro II, de “ditar’ as regras a serem seguidas para o ensino da história nacional.
O estado novo entende necessidade de formar um novo cidadão e, por isso, empenha-se em regular o ensino de