A IMPORT NCIA DO BRINCAR NA EDUCA O INFANTIL
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade discutir o tema do Brincar na Educação Infantil, visando acompanhar na prática a aplicação de alguns dos seus elementos: tempo, espaço e o papel do professor nas atividades lúdicas. A criança brinca para entender o mundo, assim aprende a falar ouvir, representar, ou seja, aprende a respeitar as opiniões do outro, a expor suas idéias e resolver problemas. Diante da importância do brincar para o desenvolvimento das crianças, o trabalho apresenta como o brincar pode ser realizado numa CMEI .
Participarão deste trabalho 2 professores e a pesquisa será composta de observações das aulas e aplicação de questionário.
Palavras-chave: Brincar, Criança, Educação Infantil.
OBJETIVO GERAL:
Esclarecer a importância do brincar na etapa educacional denominada Educação Infantil, mostrando que o lúdico é considerado como importante fator no processo ensino e aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Verificar os fatores que através do ato de brincar levam ao desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança;
Mostrar que a brincadeira na Educação Infantil é um estímulo e desenvolve aspectos cognitivos, afetivos e sociais;
PROBLEMATIZAÇÃO
É comum ouvirmos queixas de pais, mães e educadores, falando que as crianças hoje em dia não sabem brincar. Dizem que na hora do recreio, principalmente, só correm e brigam. Pergunto: quem que pára e brinca hoje com as crianças? Quem as ensina a brincar?Quais os profissionais que atuam em creches e pré-escolas têm formação na área de educação infantil?
Muitas vezes, sem nos darmos conta disso, deixamos as crianças o dia inteiro em frente à TV ou vídeo, entramos nas escolas de educação infantil (creches e pré-escolas) e no deparamos com as crianças, assistindo a TV na hora do recreio muitas é substituído por vídeo e TV, porque o dia está frio ou nublado? Não seria legal convidarmos as crianças para entrarem num mundo “mágico”, sentar com elas num canto